Segundo Antoine Laurent de Lavoisier , a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada e transferida entre corpos e meios.
Para demonstrar melhor esta questão, aborda-se 3 tipos de energia: Energia Cinética, Energia Potêncial e Energia Mecânica.
1. Um corpo que adquire movimento, podendo realizar ou não gasto de energia, pode-se dizer que está dotado de energia cinética, da qual depende de dois fatores: sua massa e sua velocidade.
m.v ² / 2
Massa = Quilograma
Velocidade : Metro / Segundo
Energia Cinética : Joules
2. A energia potencial, é toda aquela energia que se armazena em um corpo. Logo, um combustível em um tanque de um automóvel, um objeto pesado sobre uma folha, o alimento em nosso sistema digestório já em repouso, dentre outros exemplos.
3. A energia mecânica se liga à todos os tipos de movimentos ou corpos com a capacidade de fazê-los entrar em determinado movimento ou deformá-los. Essa energia se dá pela junção, soma, de energia potencial com energia cinética.
Logo concluímos que, independente de suas formas, a energia não se cria nem se destrói, ela se desloca entre corpos, podendo transformar-se!
A energia mecânica (Em) de um corpo ou de um sistema de corpos corresponde à soma das energias cinética e potencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário